Hoje estive participando de uma defesa de Mestrado onde o assunto em questão me interessa muito. O trabalho apresentado trabalhava com a questão de Gênero. Mas o intuito de hoje não é especificamente falar sobre a defesa e sim falar de algo dito por uma das professoras da banca. A professora falou sobre sacrifício, onde temos o costume de sempre dizer: Eu me sacrifiquei muito por isso ou por aquilo, ou por alguém. E na verdade o que chamamos de sacrifício nada mais é do que uma escolha.
Isso me fez refletir e indagar: até que ponto abrir mão de algo é sacrifício ou entrega. Depois em diálogo com uma amiga historiadora debatemos um pouco o assunto e até fizemos uma avaliação de nossas vidas e chegamos à conclusão que fizemos escolhas e não sacrifícios. Acertando ou errando, nada mudaríamos em nossa trajetória.
A professora deu como exemplo pessoas que abrem mão de sair, ver amigos, aproveitar a vida como muitos costumam dizer, por conta de um mestrado, doutorado, ou por constituírem famílias. Daria como exemplo também uma relação amorosa. Onde ao iniciar uma relação, a grande maioria dos casais costuma criar um mundinho próprio, onde só eles vivem lá. Afastam-se dos amigos, deixam de ir a lugares que costumavam freqüentar quando solteiros, fazem um limpa, como se a vida passada fosse uma página em branco. E quando esse mundinho deixar de ser o paraíso voltam para o mundo real e o que quase sempre ouvimos é: não acredito que parei minha vida por fulano. Ou então: agora quero aproveitar o que não aproveitei enquanto estava namorando,casado, enrolado. Tratam o vivido como um sacrifício. Mas se forem parar e analisar, por mais que tenha acabado, foram escolhas que eles mesmos fizeram ao aceitar entrar em uma relação. Não houve sacrifício algum! Simplesmente as escolhas naquele momento eram consideradas como certas. Se depois for percebido que nem tudo são flores, não tem como dizer que foi sacrifício, mas que foi feita uma escolha, uma entrega de si.
Neste caso o jeito é tentar aprender com os erros e entender que toda escolha requer uma compreensão futura. E quando o futuro chegar lembrar apenas dos bons momentos!!!
Mensagem de reflexão: Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)
Música: Fix You - Coldplay
Nenhum comentário:
Postar um comentário